Logomarca do Núcleo de Astronomia – NASTRO

Memorial Descritivo


A logomarca (idealizada por Ygor Pará Silva - aluno do curso de Física da UFPA) que aqui se apresenta, combina símbolo e logotipo para expressar suas idéias e sua relação  ao nastro.

O símbolo é uma estilização gráfica da observação do céu por meio de um telescópio. Com traços simples e precisos o símbolo evoca dinamismo e agilidade, estando em dia com as modernas observações do universo e do espírito conhecedor das pessoas ligadas a Ciência, em especial da Astronomia.

A concepção da logomarca do Nastro buscou traduzir graficamente o significado deste projeto, levando em consideração o elemento-chave que o constitui: espaço para difusão e popularização de Astronomia e Astronáutica.

Nesse sentido, cada elemento gráfico que constitui a logomarca do Nastro tem um significado próprio.

  • O logotipo apresenta letras dinâmicas que dão à marca um toque de elegância e modernidade.
  • Os círculos concêntricos fazem uma alusão à insígnia do Programa Apollo que foi um conjunto de missões espaciais coordenadas pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) com o objetivo de colocar o homem em solo lunar. Este programa, especialmente o desembarque lunar, tem sido chamado de a maior conquista tecnológica da história da humanidade.
  • A faixa branca representa tanto a Eclíptica como o Zodíaco, lembra o nosso equador visível, o caudaloso Rio Amazonas além de ser um vestígio denunciador da passagem de um foguete.
  • A estrela é Spica (α Vir, α Virginis, Alpha Virginis) a mais brilhante da constelação de Virgem. É a mesma estrela situada acima da faixa branca da bandeira do Brasil e representa o estado do Pará. A essa estrela, além de seus significados nas mais variadas culturas, está ligada a memória da descoberta da precessão dos equinócios pelo imortal Hiparco, astrônomo grego que fez diversas contribuições na astronomia, além de ser o primeiro a fazer um catálogo estelar. Ela não podia, pois, deixar de ser escolhida.
  • O céu, a abóbada celeste, o firmamento, os astros, o ar e a atmosfera são representados na cor vermelha. Do mesmo modo, representa a força do sangue paraense, que corre nas veias como um verdadeiro espírito de luta harmonizada, dando provas da dedicação dos nossos patriotas nas causas da adesão do Pará à Independência e à República, realizadas em 15 de agosto de 1823 e 16 de novembro de 1889, respectivamente.
  • O telescópio, nas suas variadas formas, é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos, também é uma homenagem ao cientista italiano Galileu Galilei que deu importantes contribuições a Astronomia e a Física. Além disso, o telescópio firmado no solo da UFPA harmoniza-se com a missão desta instituição, que é o de gerar, difundir e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, visando à melhoria da qualidade de vida do ser humano em geral, e em particular do amazônida, aproveitando as potencialidades da região mediante processos integrados de ensino, pesquisa e extensão, por sua vez sustentados em princípios de responsabilidade, de respeito à ética, à diversidade biológica, étnica e cultural, garantindo a todos o acesso ao conhecimento produzido e acumulado, de modo a contribuir para o exercício pleno da cidadania, fundada em formação humanística, crítica, reflexiva e investigativa.

Na junção destes elementos de uma logomarca temos uma marca.

 

 

 

Projetos em Parceria

Apoio

BannerBannerBannerBannerBanner
Valid XHTML & CSS | Template Design LernVid.com and ah-68