Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fotos > Fotos Astronômicas > Fotos de Aglomerados, Nebulosas e Galáxias > Nebulosa da Cobra (Barnard 72), em 19/06/2026
Início do conteúdo da página
Fotos de Aglomerados, Nebulosas e Galáxias

Nebulosa da Cobra (Barnard 72), em 19/06/2026

Registro da Barnard 72 (também conhecida como Nebulosa da Cobra), realizado pela equipe do Núcleo de Astronomia (NASTRO) da Universidade Federal do Pará (UFPA) na madrugada do dia 19/06/2026.

Dados Técnicos e Equipamentos:

- Telescópio: Sky-Watcher Quattro 150 OTA
- Montagem Equatorial Harmônica ZWO AM3
- Diâmetro: 150mm 
- Distância focal: 600mm
- Razão focal: f/4
- Hora: 01h43 - 04h30
- Câmera Astronômica Refrigerada Ares-C Pro (IMX 533) - Player One
- Filtro L-eXtreme 2" Optolong 
- 32 Frames de 300s cada (total de duas horas e quarenta minutos de exposição)
- Programas de Processamento: NINA, Siril e Adobe Photoshop.

Imagens realizadas por Anderson José R. Pereira Filho, Diego Juan P. Costa, Érique L. Lobato, Mateus S. da Silva e Sara R. Parente. Empilhamento e processamento realizados por Anderson José R. Pereira Filho do Núcleo de Astronomia (NASTRO) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Identificação da localização da Nebulosa da Cobra (Barnard 72), na constelação de Ophiuchus, obtida com o software Stellarium.

Fim do conteúdo da página